Loja Social de Alvarães

11-JUN-2012

Loja Social de Alvarães

Objectivos da Loja Social
• Apresentar-se como um recurso complementar às intervenções de caráter social, dirigidas às famílias da freguesia de Alvarães;
• Suprir necessidades imediatas desses agregados, mediante a recolha de diferentes géneros, nomeadamente, vestuário, mobiliário e eletrodomésticos, doados por particulares ou empresas;
• O facto de ser aberta a toda a comunidade e não só a famílias em situação de carência socioeconómica possibilitará atribuir preços simbólicos aos géneros o que permitirá garantir a sustentabilidade da Loja Social e aquisição eventual de géneros que se venham a mostrar de caráter essencial para famílias mais carenciadas

Procedimentos
• A solicitação de apoio pode ser formalizada de duas formas:
o Por indicação/referenciação aos técnicos com competências e responsabilidade na intervenção social, num processo de articulação com a Equipa do Protocolo do RSI do Posto de Assistência Social de Alvarães
o Por solicitação direta à Loja Social, a qual pode carecer de avaliação técnica que confirme tratar-se de situação de carência, para acesso a géneros numa lógica de gratuitidade.

• Ao nível do acesso direto aos géneros
o Deverá acontecer diretamente na Loja Social, pressupondo um atendimento personalizado e possibilitando às pessoas o levantamento dos mesmos, no que diz respeito ao acesso a vestuário e outros géneros. No caso do mobiliário e eletrodomésticos a Loja Social poderá assegurar o seu transporte, desde que se manifestem condições de recursos para o efeito (situação a avaliar mediante cada pedido efetuado à Loja Social).
o No caso de referenciação de famílias em situação de carência, o acesso aos géneros poderá ser gratuito, mediante avaliação e referenciação técnica que o confirme. Para as restantes situações (dado que o acesso à Loja Social é aberto a toda a freguesia), os preços dos bens, na sua globalidade, atingem um máximo de 1 euro. No caso de mobiliário, eletrodomésticos e outros bens de caráter decorativo os preços poderão ser mais elevados, de acordo com o estado do produto e sua função.


Donativos à Loja Social
Para efetuar donativos de géneros, os interessados deverão contactar o Posto de Assistência Social de Alvarães, situado em Avenida da Igreja, 131, 4905-205 Alvarães (258 776 176, 935 558 502); a Junta de Freguesia de Alvarães, ou diretamente a Loja Social.

Horário de Funcionamento
A Loja Social funcionará às segundas e quintas-feiras de manhã, entre as 10h30m e as 12h30m, no Edifício da Junta de Freguesia de Alvarães, mediante solicitação/encaminhamento prévios.
Excecionalmente, poderá ser aberta ao público em horário diferente, mediante solicitação das famílias que não possam deslocar-se à Loja Social no horário estabelecido, carecendo necessariamente de agendamento prévio.



  • Partilhar