Homenagem Escutista

03-DEZ-2007

Homenagem Escutista

No dia 4 de Agosto (sábado à noite) enquanto se realizava o fogo de concelho no nosso Acampamento de Agrupamento, o Chefe Eugénio Barreto, nada de especial esperava, até ser surpreendido por uma Homenagem pelos seus 35 anos de dedicação ao Escutismo (1972-2007).

Esta sua homenagem realizou-se através da leitura de uma carta realizada pelo grupo Pioneiro e outra do seu grande companheiro escutista Paulo Lages, seguidas da atribuição de um Livro de Honra, com dedicatória de pessoas que com ele assumiram o seu ideal escutista, bem como dos pais dos escuteiros, do agrupamento que lidera e dos seus antigos companheiros.

Também recebeu uma lembrança "Saudação Escutista", de todo o Agrupamento. A sua expressão por si dizia tudo, as lágrimas de alegria e a sua célebre frase: "Isto é um peso para mim"... Mas a pensar que tinha terminado, a sua homenagem ainda mal tinha começado. De seguida uma apresentação de fotografias realizada pelo grupo Pioneiro, mas apoiada por todo o Agrupamento, deu inicio. Uma exposição fotográfica de todo o seu percurso escutista, desde a sua promessa de explorador até ao cargo que desempenha junto de todos os jovens escutas na nossa Vila de Alvarães.

Comovido, mas ainda com forças de receber mais umas pequenas lembranças, tais como: um pequeno quadro com duas fotos suas, uma de explorador (Assim chegaste...) e outra actual (Assim ficaste...), uma camisola assinada por todo o Agrupamento, outra para ser usada na Chefia dos Pioneiros, bem como ainda um CD para mais tarde ver a sua apresentação fotográfica e um quadro com a sua camisola exposta, cheia de assinaturas...

No final comovido de alegria e agradecido por todo o esforço que tem feito para com o seu agrupamento, nada conseguiu dizer, apenas Obrigado!

Queremos agradecer o empenho que desde sempre teve e sempre terá por muitos mais anos, porque "Escuteiro um dia, Escuteiro sempre!" 

In "o Alvaranense"



  • Partilhar